Você está em: Comunicação Bacia de Santos

PMP-BS monitora a desova de tartaruga gigante em Itanhaém

Atualizado em 17/04/2023

Postado em 22/02/2021

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!

Na sexta-feira passada (19/02), por volta das 20h20, a Unidade de Estabilização de Praia Grande do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada para o monitoramento de uma tartaruga-de-couro encontrada, viva, na areia da praia do Suarão, em Itanhaém (SP). Assim que os profissionais chegaram ao local foi verificado que a tartaruga estava desovando e fechando o ninho.


A equipe adotou todas as medidas necessárias à proteção do ninho, alertando a população quanto aos cuidados: apagar as luzes ao redor, não tirar fotos com flashes e manter o silêncio no local. A tartaruga, com 1m77 de comprimento, foi anilhada pela equipe e já retornou ao mar.

A tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea) é uma das 5 espécies de tartarugas encontradas no litoral brasileiro. O seu casco é composto por uma camada de pele fina e resistente e milhares de pequenas placas ósseas, formando sete quilhas ao longo do comprimento, daí o nome popular, de couro. O nome popular tartaruga-gigante se deu por seu enorme comprimento e peso (em média 400 Kg).

De acordo com informações do Projeto Tamar (Instituição integrante do PMP-BS), a área conhecida com desovas regulares dessa espécie situa-se no litoral norte do Espírito Santos. “No entanto, elas podem também desovar em outras praias. Por exemplo, sabemos que, em 2020, houve casos em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo”, comenta Vanessa Ribeiro, Médica Veterinária do Instituto Biopesca. “Já estamos monitorando essa tartaruga há algumas semanas. Ela já havia sido avistada em Praia Grande”, diz. A postura pode chegar a mais de 100 ovos, que devem eclodir em aproximadamente 50 dias. Até lá, a equipe da Unidade de Estabilização do PMP-BS (localizada no Instituto Biopesca) estará monitorando o local.

De agora em diante, as providências incluem a continuidade do monitoramento do ninho, com o apoio de especialistas de todo o projeto, e o isolamento do local.

Clique aqui e veja a matéria publicada no Bom Dia SP do dia 22/02/2021.

Sobre o PMP-BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco