Você está em: Comunicação Bacia de Santos

TRECHO PROFUNDO DO GASODUTO ROTA 3 INICIA OPERAÇÃO

Atualizado em 14/04/2023

Postado em 18/02/2022

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!

O Gasoduto Rota 3 começou o ano de 2022 com uma realização muito importante, o início da operação do trecho profundo. A Licença de Operação do trecho profundo - LO 1579/2020 - foi emitida em 2020 e a operação desse trecho começou em loop com o Rota 2, o que é fundamental para escoamento de gás do Campo de Búzios, maior campo de petróleo offshore do mundo.

A última atividade do trecho marítimo raso vai ocorrer em breve, propiciando a interligação do spool 2 (carretel) para conectar os trechos raso e profundo em lâmina d’água de 58 m. Já o trecho terrestre da praia até o Gaslub já foi finalizado.

Após emissão da licença pelo Ibama, também está previsto para ocorrer este ano o começo da operação da fase final de comissionamento e testes nos trechos terrestre e raso. O projeto vai escoar gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o GASLUB, antigo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, onde está localizada a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3).

“Estamos na fase final do projeto de instalação do Gasoduto Rota 3. É um marco importante e representa a conclusão de mais um desafio com o encerramento do projeto que vem sendo executado deste 2014”, destaca a gerente setorial Elaine Martins Lopes (SMS/LCA/MPL DP TDI/MPL POÇOS SUB).

É importante ressaltar que, durante toda a obra do trecho raso e até a emissão do Termo Final de Atividade de Instalação do gasoduto, a Petrobras mantém prontidão de resposta a qualquer incidente de vazamento de óleo no mar que possa ser proveniente das embarcações envolvidas na obra. Também foram realizados a implantação e o acompanhamento de vários projetos ambientais (gestão de resíduos, emissões, etc) que foram estabelecidos como condicionante da Licença de Instalação do Trecho raso e terrestre (LI 1237/2018).

O Gasoduto Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre, e escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o GASLUB, antigo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, onde está localizada a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3). A vazão de escoamento do gasoduto é de aproximadamente 18 milhões de m³ de gás por dia.


 

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco