Você está em: Comunicação Bacia de Santos

Encalhe raríssimo em Laguna (SC) e primeiro caso em cinco anos do PMP-BS

Atualizado em 17/04/2023

Postado em 05/10/2020

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

No último domingo, 4 de outubro, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela UDESC em Laguna, recebeu um acionamento de um animal encalhado na praia do Gi. Ao chegar no local, a equipe constatou que se tratava de uma baleia-piloto-de-aleta-curta (Globicephala macrorhynchus). Pescadores relataram que o animal ainda estava vivo quando foi avistado encalhado. Foi quando o colocaram novamente no mar, mas a tentativa foi sem sucesso e ele retornou a encalhar, porém já sem vida.

O animal foi transportado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, onde foi realizada necropsia imediata, já que o animal ainda estava fresco . Segundo o coordenador do PMP-BS/UDESC, Pedro Volkmer de Castilho, ‘trata-se de uma espécie frequente em águas brasileiras, porém de encalhe raro, talvez por viverem em águas mais profundas. O aparecimento na praia pode ter sido motivado por algum distúrbio associado a história de vida do animal, visto que ele tinha cicatrizes de lesões anteriores’.

Na necropsia foi constatada morte por afogamento e uma fratura na mandíbula, porém sem evidencias externas. Tratava-se de um macho juvenil de 315,9 quilogramas e 2,89 metros de comprimento. Os exames complementares nos dirão se existia algum outro quadro patológico não detectado macroscopicamente.


Foto: PMP-BS/UDESC

Em cinco anos de PMP-BS este é o primeiro registro desta espécie. Ela é conhecida popularmente como ‘baleia-piloto’, porém é um grande golfinho. Esta espécie se alimenta preferencialmente de crustáceos e lulas. São conhecidos por formarem grupos sociais numerosos. Muitas vezes são de difícil identificação devido a semelhança com a baleia-piloto-de-aletas-longas, cujas diferenças são basicamente osteológicas.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco