Comunicação
Bacia de Santos

Petrobras realiza treinamento de pescadores em ações de emergência em vazamento de óleo


|
Petrobras realiza treinamento de pescadores em ações de emergência em vazamento de óleo

Ação atende condicionante da autorização ambiental da Fundação Florestal

Pescadores artesanais dos municípios do litoral de São Paulo estão participando de treinamentos para atuação em emergências em caso de vazamento de óleo. A ação atende a condicionante 17 (item C) da Autorização Ambiental Nº 11/2018 emitida pela Fundação Florestal, no Licenciamento Ambiental Federal da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural, no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos - Etapa 3, conduzido pelo IBAMA.

Os pescadores foram divididos em seis turmas de 20 pessoas, conforme o município de residência. Ao todo, são 10 horas de conteúdo (6 horas de teoria e 4 de exercícios práticos), divididos em dois dias, ministrados presencialmente.

Dentre os temas abordados está a característica do óleo, cenários potenciais de vazamento, sensibilidade do litoral, técnicas de limpeza, de resposta no mar e de resposta à fauna oleada. Também é apresentada a estrutura de resposta à emergência da Petrobras e aspectos de saúde e segurança.  

O treinamento conta com o apoio das equipes do Centro Defesa Ambiental (CDA), e com profissionais que trabalham diretamente nos exercícios simulados, treinamentos de moradores e atendimento a emergências ambientais.

Treinamento de campo em Cananéia

 

Treinamento parte teórica – Itanhaém

Confira as datas e os locais de cada turma:

  • Turma 1 – 31 maio e 01 de junho/22 – Cananéia
  • Turma 2 – 02 e 03 de junho/22 – Itanhaém
  • Turma 3 – 21 e 22 de junho/22 - São Vicente
  • Tuma 4 – 23 e 24/junho/22 – Guarujá
  • Turma 5 – 16 e 17/agosto/22 - São Sebastião
  • Turma 6 – 18 e 19/agosto/22 - Ubatuba

Notícias relacionadas