Você está em: Comunicação Bacia de Santos

PETROBRAS VAI PLANTAR 390 HECTARES DE MUDAS NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ

Atualizado em 14/04/2023

Postado em 03/12/2021

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

Vamos reflorestar parte da maior reserva de cerrado do Estado de São Paulo! O projeto de Reflorestamento da Estação Ecológica do Jataí é uma compensação ambiental pela emissão de gases do efeito estufa. No total, 390 hectares de mudas serão plantados, sendo 354 referentes ao projeto de licenciamento do Campo de Tupi do pré-sal e 36 hectares pela construção da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA).

A Estação Ecológica de Jataí (EEJ) é uma unidade de conservação da Fundação Florestal do Estado de São Paulo e está localizada no Cerrado paulista, próximo da serra do Jataí, no município de Luís Antônio (SP). Pela área que será reflorestada ter sido explorada antes de se tornar Unidade de Conservação, a vegetação nativa tem dificuldades de se restabelecer sozinha.

Thiago Dias Rodrigues, da Gerência de Licenciamento e Conformidade Ambiental da Petrobras, relata que “essa é a maior restauração em Cerrado que já ocorreu dentro das Unidades de Conservação no Estado de São Paulo”.

O projeto está dividido em três ciclos de plantio. O primeiro terá início em dezembro, quando serão plantadas 80 mil mudas. “Por ser um bioma diferente, temos pouca disponibilidade de mudas no mercado, por isso, e pela dimensão do total da área que será reflorestada, faremos uma etapa por ano”, explicou Thiago.

Além disso, também faz parte do compromisso da Petrobras a manutenção da vegetação pelos próximos 20 anos para garantir o desenvolvimento dessa floresta.

Mutirão de plantio

Em 3 de dezembro haverá o “Dia D” – um dia dedicado ao plantio de mudas com participação da população, em especial estudantes de escolas da rede municipal. Essa é uma ação em parceria da Petrobras, Fundação Florestal e a EPTV, por meio do projeto Verde Novo, em que incentiva os telespectadores a plantarem mudas de árvores.  A Petrobras está cedendo as mudas e mão de obra qualificada para instruir o momento do plantio.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco