Você está em: Comunicação Bacia de Santos

Projeto Povos promove o protagonismo de comunidades indígenas no litoral norte de SP e Sul do Rio de Janeiro

Atualizado em 17/04/2023

Postado em 19/04/2021

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!

Dia 19 de abril, celebra-se tradicionalmente o Dia do Índio. Infelizmente, a data ainda tem sido tratada de forma genérica e superficial. Alguns especialistas defendem também que deveria ser nomeado como Dia da Diversidade Indígena ou Dia dos Povos Indígenas. De qualquer forma, não podemos esquecer que essas datas têm uma simbologia e cumprem um papel para trazer à luz importantes questões para discussão sobre nossa história e ancestralidade, assim como nos permitem entrar em contato com essa diversidade cultural que nos constitui.  

Para contribuir com essa reflexão, convidamos você a conhecer de uma forma diferente a atuação do projeto Povos, que a Petrobras realiza junto a comunidades indígenas em Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. Quem irá falar sobre o projeto são os próprios comunitários. O vídeo é inteiro falado em guarani (com legendas em português).

No vídeo, lideranças da Comissão Guarani Yyvurupa (CGY), organização que representa os povos Guarani no Sul e Sudeste do Brasil, falam sobre a importância do Projeto Povos para as aldeias e celebram o protagonismo indígena no mapeamento de seus territórios em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Assista em: https://vimeo.com/362635513

Sobre o Projeto Povos

O Projeto de Caracterização de Comunidades Tradicionais, nomeado pelos comunitários realizadores de Projeto Povos,  atua na caracterização de comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras em Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba e é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama .

O projeto levantará os impactos da indústria do petróleo e gás nessas comunidades e sua situação atual em relação a: regularização fundiária do território, saúde, educação, saneamento, acesso à água, práticas culturais, festas populares, trabalho e renda, segurança alimentar, modos de organização......e outros temas escolhidos pelas comunidades, com o auxílio técnico de pesquisadores da Fiocruz. A comunidade decide o que quer caracterizar e quais informações quer ou não que se tornem públicas. Ela também escolhe e constrói a metodologia (qual tipo de mapeamento) que será utilizada .

O projeto engloba 7 comunidades indígenas, que são:

  •     Terra Indígena Sapukai (Bracuí) – Angra dos Reis;
  •     Terra Indígena Tekoa Guyra’i tapu / Araponga (Forquilha) -  Paraty;
  •     Aldeia Arandu Mirim (Saco do Mamanguá) – Paraty;
  •     Terra Indígena Itaxi Mirim (Paraty-Mirim) – Paraty;
  •     Aldeia Jahape (Rio Pequeno) – Paraty;
  •     Terra Indígena Jaexaa Porã / Boa Vista (Prumirim) – Ubatuba;
  •     Aldeia Renascer Wutu Gauçu (Corcovado) – Ubatuba.

A execução é realizada pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) e pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), na figura do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), em parceria com a FIOTEC (Fundação de apoio à Fiocruz).

A data

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A data de 19 de abril foi proposta, em 1940 pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco