Participantes da 9ª RAC do Comitê Técnico do PMP-BS, em Itajaí/SC
Entre os dias 8 e 10 de outubro, foi realizada em Itajaí, Santa Catarina, a 9ª Reunião de Análise Crítica (RAC) do Comitê Técnico do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O encontro teve como objetivo fazer um balanço dos dez anos de execução do projeto, além de alinhar expectativas e estratégias para os próximos anos.
Executado pela Petrobras para cumprimento às condicionantes do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, o PMP-BS visa o monitoramento das praias, entre Laguna/SC e Saquarema/RJ, com o objetivo de registrar ocorrências de animais marinhos encalhados ou mortos, além do atendimento veterinário desses animais (necropsia de animais mortos e reabilitação de vivos) coletando dados que ajudam a compreender ameaças à fauna marinha.
O evento teve como objetivos apresentar e avaliar os resultados do PMP-BS, integrar especialistas de diferentes áreas do conhecimento, propor ajustes metodológicos, divulgar boas práticas e lições aprendidas, com ênfase nos dados do Relatório Técnico Anual até dezembro de 2024.
Participantes
A reunião contou com a participação de representantes das instituições do Comitê Técnico:
• Petrobras,
• Univali, responsável pelo PMP-BS na Área SC/PR,
• Mineral, responsável pelo PMP-BS na Área SP,
• Econservation, responsável pelo PMP-BS na Área RJ,
• Instituições executoras, vinculadas à Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB): CERES/UDESC, R3 Animal, Univali, Univille, CEM/UFPR, IPeC, Biopesca, Gremar, Argonauta, MAQUA/UERJ, Instituto Boto Cinza (IBC),
• Bases da Fundação Pró-Tamar (Ubatuba/SP e Florianópolis/SC),
• Especialistas das universidades PUC-Rio e UFSC, responsáveis por análises químicas, bioquímicas e moleculares do projeto.
• IBAMA, órgão ambiental licenciador,
• Centros Especializados do ICMBio:
o CMA (Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos),
o CEMAVE (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres) e
o TAMAR (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste),
A convite do Comitê Técnico também estiveram presentes no terceiro dia do evento, as equipes dos projetos:
• PMC-BS (Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos), representado por equipe técnica da Socioambiental, consultoria responsável, e equipe da Petrobras,
• PMPAS-BS (Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina da Bacia de Santos), representado por equipe técnica da Instituto de Pesquisa da Marinha do Brasil - IPqM, responsável pelo processamento e análise dos dados, e equipe da Petrobras.
Apresentações dos temas técnicos do PMP-BS.
Destaques
A construção de uma base sólida de conhecimento foi um dos destaques apontados nos dez anos do Projeto, que conta com centros de excelência em reabilitação de tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos) e mantém parcerias com universidades, fortalecendo a produção científica e a formação técnica na área ambiental. Até agora, o PMP-BS resultou em mais de 140 publicações científicas - dentre artigos, teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso, além de mais de 120 apresentações em congressos.
Participação de profissionais do PMP-BS em simpósio em 2024. Fonte: Univali.
Outro ponto relevante é a atuação em educação ambiental, que leva informação e sensibilização a milhares de pessoas por meio de iniciativas em escolas, comunidades, solturas de animais reabilitados e campanhas educativas. Essas ações contribuem para a criação de vínculos e de responsabilidade com o mar, seus ecossistemas, e as populações locais.
Integração com PMC-BS e PMPAS-BS
O encontro também apresentou os principais resultados do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS) e do Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina da Bacia de Santos (PMPAS-BS). O propósito destas apresentações foi compartilhar os resultados de cada projeto e identificar possibilidades de integração e análises conjuntas entre os diferentes Projetos de Monitoramento Ambiental da Petrobras, visando aprimorar as atividades de avaliação de impactos ambientais.
Apresentações e discussões de oportunidades de integração entre PMP-BS, PMC-BS e PMPAS-BS.
Como acionar o PMP-BS
Os frequentadores das praias dos municípios abrangidos pelo projeto podem colaborar acionando as equipes sempre que avistarem um animal marinho — vivo ou morto — por meio dos seguintes telefones:
PMP Área SC/PR e Área SP – 0800 642-3341
PMP Área RJ (de Paraty até Praia da Vila em Saquarema) – 0800 999-5151