"O IBAMA concedeu à Petrobras a Licença de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes para o campo de Búzios, localizado no Pré-sal da Bacia de Santos. A licença, válida até 31 de outubro de 2019, permite a realização das atividades pertinentes à pesquisa na área delimitada e autorizada pela autarquia federal, além de estabelecer as condicionantes ambientais para a execução dos trabalhos exigidos para para os testes.
O levantamento sísmico utiliza equipamentos que produzem ondas sonoras que penetram no subsolo marítimo; estas são refletidas e captadas por receptores que as convertem em imagens em três dimensões, formando “mapas” do solo e das estruturas do fundo do mar. A análise desse material, feita por profissionais da Petrobras, permite identificar a existência de recursos naturais, água ou petróleo no subsolo.
A pesquisa conta com a utilização de três embarcações, uma para as atividades sísmicas, outra para a colocação dos nodes, que são receptores posicionados no fundo mar, e uma terceira embarcação de apoio à atividade.
A Licença concedida tem o número 126/2018. Clique aqui para consulta-la."