Você está em: Comunicação Bacia de Santos

Inauguradas mais duas Unidades de Estabilização da fauna marinha em Santa Catarina

Atualizado em 13/04/2023

Postado em 17/11/2017

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

Como parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foram inauguradas nos dias 8 e 9 de novembro mais duas Unidades de Estabilização (UE) da fauna marinha, em Santa Catarina, nas cidades de São Francisco do Sul e Laguna.

O projeto tem por objetivo “avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-sal da Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos” e para tal, além de ser realizado o monitoramento das praias entre Laguna/SC a Saquarema/RJ, também é realizado o atendimento veterinários aos animais encontrados.  Foi estabelecida uma rede de atendimento veterinário a animais marinhos ao longo da área de abrangência do projeto na Bacia de Santos, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que coordena os trabalhos, com a Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)  e outras nove instituições. Os espaços contam com atendimento especializado de veterinários e possuem área administrativa para catalogação, análise e processamento de dados. As instalações estão equipadas para tratamento, reabilitação e devolução à natureza de animais resgatados vivos, além da realização de necropsia nos encontrados mortos.  

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração da Bacia de Santos (UO-BS), Osvaldo Kawakami, participou da cerimônia inaugural em São Francisco do Sul, que contou com a presença dos reitores da Univali, Márcio César dos Santos, e da Universidade de Joinville (Univille), Sandra Aparecida Furlan, além do prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo.

Em dois anos (de agosto de 2015 a novembro de 2017), mais de 33 mil animais foram monitorados, dos quais 15.700 em Santa Catarina.

Unidade de Penha

Em maio deste ano, a Unidade de Estabilização de Penha (SC) iniciou suas atividades, completando as três estações que já estão operando. Além delas, estão previstas a instalação de mais duas, nas cidades de São Sebastião e Praia Grande, no estado de São Paulo, e cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização em Florinaópolis (SC), Pontal do Paraná (PR), Cananéia (SP), Guarujá (SP) e Ubatuba (SP).

O PMP-BS é uma condicionante ambiental exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo pré-sal da Bacia de Santos.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco