Despertar o olhar crítico e inspirar mudanças de comportamento que contribuam para um futuro mais sustentável é a missão do educador ambiental, uma das atividades exercidas pelos técnicos que atuam nos diversos programas e projetos desenvolvidos pela Petrobras para cumprimento às condicionantes do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.
Com sensibilidade e técnica, os profissionais que atuam no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) realizam atividades de educação e transformam temas complexos em aprendizados acessíveis e práticos. “Apresentamos com detalhes o funcionamento do nosso projeto e o destino dos animais resgatados. Explicamos o objetivo do PMP, as espécies que compõem nossa fauna alvo e as formas de entrarem em contato conosco. Durante as atividades de educação ambiental sempre envolvemos os turistas e comerciantes que estão próximos e reforçamos a importância dessa comunicação entre nossa equipe e a comunidade local”, conta a bióloga Vitória Lopes, coordenadora de Trecho no Rio de Janeiro, da empresa contratada Econservation.
Seja em escolas, comunidades, praias ou eventos de educação ambiental, o trabalho do educador ambiental envolve diálogo, escuta, empatia e o desafio constante de transformar informação em atitude. “O que mais me motiva é pensar que essas crianças que estamos sensibilizando hoje serão os adultos amanhã, que crescerão com uma preocupação ambiental muito maior do que as gerações anteriores. Então, se uma criança já sai sensibilizada eu sinto que todo meu trabalho fez sentido”, acrescenta Vitória.
Educação ambiental como ferramenta de engajamento
Mais do que ensinar sobre a natureza, o educador ambiental provoca mudança de olhar. “Já presenciamos várias situações em que as pessoas nos dizem que mudaram de atitude depois de participar de uma atividade ou de entender, na prática, o impacto que cada ação pode causar”, conta a bióloga Suellem Santiago, coordenadora de campo da Econservation.
A educação ambiental ajuda a construir uma cultura de sustentabilidade, estimulando cada pessoa a ser protagonista das mudanças. “Percebemos um aumento no engajamento, com mais pessoas reconhecendo a importância de avisar quando encontram um animal na praia”, ressalta.
Suellem considera fundamental o trabalho de sensibilização para inspirar as pessoas, especialmente aquelas que consideram sua ação limitada diante da imensidão do oceano. “Nesses momentos, procuramos mostrar que cada atividade tem um valor simbólico e transformador. É uma forma de sensibilizar, de plantar uma semente no coração de cada pessoa. Acreditamos que, quando essa semente germina, ela se transforma em consciência e atitudes que fazem a diferença no presente e, principalmente, nos dão esperança de um futuro melhor”, completa.
O legado da educação ambiental
Pelo olhar atento da bióloga Isabela dos Santos David, assistente técnica no Trecho 4 do PMP-BS, executado pela Univali, em Santa Catarina, o trabalho contínuo do educador ambiental faz a diferença e transforma a relação das pessoas com o meio ambiente, com pequenos gestos e muita persistência. “É possível perceber mudanças positivas no comportamento das pessoas após as atividades de educação ambiental, que demonstram mais interesse em aprender e em adotar atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. Também é perceptível um maior engajamento nas ações, mostrando que as atividades realmente sensibilizam e acabam despertando consciência e incentivando a participação ativa na preservação da saúde dos oceanos.”
Por meio desse trabalho se constrói uma cultura de respeito à natureza e de responsabilidade compartilhada, um exercício de cidadania que fortalece o vínculo entre sociedade e meio ambiente. “O que mais me motiva é saber que, por meio da educação ambiental, posso contribuir para um futuro mais sustentável e inspirar outras pessoas a cuidarem do planeta”, completa.
Dia do Educador Ambiental
Celebrado no Dia do Professor, em 15 de outubro, o Dia do Educador Ambiental foi instituído com o objetivo de valorizar o papel dos educadores na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável, reconhecendo a importância de sua atuação na promoção do equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental.
Nesta jornada educativa e de sensibilização ambiental executada pelos diversos profissionais que atuam nos programas e projetos desenvolvidos pela Petrobras para cumprimento às condicionantes do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, destacamos a importância deste trabalho de conscientização que desperta olhares, inspira atitudes e mostra que cuidar do meio ambiente é também cuidar das pessoas e do futuro.