O Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara (PEA-BG) iniciou 2021 dando continuidade às atividades de formação de seus técnicos e reunindo a comunidade pesqueira.
Nos dias 13 e 14 de janeiro ocorreu virtualmente a 9ª Formação Continuada para a equipe do projeto, sendo mediada pelo geógrafo convidado, Daniel Del Rey, junto à orientadora pedagógica, Mônica Dias.
A nova etapa da Formação Continuada promoveu a reflexão do território através da cartografia social. O objetivo foi pensar a cartografia como instrumento de poder para fomentar a participação social e a autonomia das comunidades e povos tradicionais.
O encontro gerou percepções sobre o território, refletindo sobre as potencialidades e conflitos compartilhados pelas comunidades e suas diferentes realidades abordadas através dos mapas desenvolvidos pelos agentes mobilizadores durante a Formação. Dentro dessa perspectiva cartográfica para mapeamento da área de abrangência do projeto, a equipe executora poderá trabalhar de forma mais crítica e reflexiva junto as comunidades pesqueiras.
Encontro de Celebração reúne comunidade pesqueira
No dia 18 de janeiro, pescadores e pescadoras da Baía de Guanabara receberam os boas-vindas do PEA-BG no Encontro de Celebração. Foi um momento de descontração dedicado à cultura tradicional pesqueira, música, receitas típicas, poesia, artesanato e muitas histórias. O evento celebrou as potencialidades do público prioritário e a valorização da pesca artesanal. Mesmo de maneira remota, os participantes puderam interagir e compartilhar um pouco de sua arte e experiências de vida.
O PEA-BG avança no processo de mobilização dos comunitários para participação dos eventos educativos virtuais. Ainda no mês de janeiro, acontecerão Ações Formativas Estruturantes (AFE) no município de Magé para desdobramento da temática sobre Associativismo e Desenvolvimento Institucional. No dia 25 de janeiro ocorrerá uma AFE em Suruí e no dia 26, a AFE abrange as comunidades de Piedade, Canal e Barbuda.
Para conhecer e participar das atividades do Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara, acesse o grupo no Facebook. A equipe está aberta ao diálogo e disponível para esclarecer dúvidas e atender solicitações.