Você está em: Comunicação Bacia de Santos

Petrobras inicia Pesquisa Sísmica Marítima no Bloco de Libra

Atualizado em 13/04/2023

Postado em 10/10/2017

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

Tiveram início, no dia 1º de outubro, as atividades da pesquisa sísmica marítima 3D Nodes no bloco de Libra, realizada a cerca de 153 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi iniciado o lançamento dos receptores do tipo nodesno fundo marinho. Diferente das campanhas sísmicas convencionais, este projeto não utilizará cabos sísmicos. 

A atividade terá duração de cerca de 210 dias e será realizada na área noroeste de Libra, cobrindo uma área de aquisição de, aproximadamente, 1.205 Km² e área total de aproximadamente 1.813 Km².

Essa pesquisa prevê a utilização de quatro embarcações: um navio fonte, um navio de instalação dos nodes, uma embarcação assistente e uma embarcação de apoio, que será responsável pela realização de abastecimento, pelo suplemento de alimentação, peças extras e remoção de resíduos.

Serão instalados 2.200 receptores nodes, os quais serão dispostos sobre o assoalho marinho em 3.591 posições.  

A atividade foi licenciada pelo Ibama (Licença de Pesquisa Sísmica nº 116/2017). 

Atividade sísmica 

A atividade de levantamento sísmico constitui-se do uso de equipamentos e análises para que se possa identificar a existência de recursos minerais, água ou petróleo no subsolo. 

Para isso, são utilizados aparelhos específicos capazes de fazer uma espécie de “ultrassonografia” do subsolo. Para tanto, são usados equipamentos conhecidos como airguns, que produzem ondas sísmicas, as quais penetram o subsolo marinho, são refletidas de volta e captadas por receptores. Esses sinais são depois processados em computadores, resultando em imagens representativas das estruturas existentes na subsuperfície da Terra. 

Após análise das imagens por profissionais especializados, é possível verificar se as rochas têm possibilidade de conter recursos minerais importantes, como reservatórios de petróleo e gás natural, por exemplo. 

A pesquisa sísmica pode ser utilizada em diversas etapas da atividade de produção de petróleo e gás, seja para encontrar novas reservas, seja para avaliar a evolução da atividade e dos reservatórios que já estão em produção. 

Por se tratar de um levantamento de dados, a sísmica é uma atividade de curta duração e não ocorre de forma continuada. Para que seja realizada, é necessária autorização do órgão ambiental responsável; no caso de atividades marítimas, do Ibama. 

A atividade de pesquisa sísmica marítima 3D Nodes no Bloco de Libra foi licenciada pelo Ibama (Licença de Pesquisa Sísmica nº 116/2017) emitida em 05 de setembro de 2017.


--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco