Pescadores artesanais dos municípios do litoral de São Paulo estão participando de treinamentos para atuação em emergências em caso de vazamento de óleo. A ação atende a condicionante 17 (item C) da Autorização Ambiental Nº 11/2018 emitida pela Fundação Florestal, no Licenciamento Ambiental Federal da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural, no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos - Etapa 3, conduzido pelo IBAMA.
Os pescadores foram divididos em seis turmas de 20 pessoas, conforme o município de residência. Ao todo, são 10 horas de conteúdo (6 horas de teoria e 4 de exercícios práticos), divididos em dois dias, ministrados presencialmente.
Dentre os temas abordados está a característica do óleo, cenários potenciais de vazamento, sensibilidade do litoral, técnicas de limpeza, de resposta no mar e de resposta à fauna oleada. Também é apresentada a estrutura de resposta à emergência da Petrobras e aspectos de saúde e segurança.
O treinamento conta com o apoio das equipes do Centro Defesa Ambiental (CDA), e com profissionais que trabalham diretamente nos exercícios simulados, treinamentos de moradores e atendimento a emergências ambientais.