A Petrobras informa que o equipamento submarino para medir o nível de ruído gerado pela operação do gasoduto de Mexilhão foi realocado, no dia 10 de julho de 2025, para o ponto OS-GMXL-1 (7,375,321.162 N; 486,079.436 L), na região de Ilhabela.
O equipamento ficará instalado neste ponto por aproximadamente 60 dias e irá monitorar a possibilidade de os ruídos causarem impactos à pesca. Após esse período de análise, o equipamento será instalado em outros locais na região.
Sempre que for alterado o ponto de monitoramento onde o equipamento for instalado, a localização será divulgada por meio dos canais da comunicação utilizados pela Petrobras: página do Comunica Bacia de Santos e pelo WhatsApp das equipes do monitoramento da atividade pesqueira em Ilhabela (PMAP).
É importante respeitar a área de exclusão pontual e temporária de 500 m ao redor do ponto onde o equipamento estiver instalado.
O acompanhamento é conduzido pelo Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos (PMPAS-BS), condicionante do licenciamento ambiental, que tem como objetivo a caracterização da paisagem acústica submarina e o monitoramento do nível de ruído submarino na região do Polo Pré-Sal na Bacia de Santos e nas rotas de navegação preferenciais que servem à região.
Uma das possíveis aplicações do projeto é subsidiar análises de risco à biodiversidade e estudos de avaliação de impactos sobre a biota marinha.
Em caso de dúvidas sobre este monitoramento de ruído do gasoduto de Mexilhão, a população pode contatar a Petrobras pelo telefone 0800 728 9001.