No dia 9 de setembro de 2024, o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis emitiu para a Petrobras a Licença de Operação (LO) número 1701.24 do FPSO Marechal Duque de Caxias, que integra o Sistema de Produção de Petróleo e Gás Natural no Campo de Mero.
Na LO estão especificadas as condições que devem ser atendidas durante a operação do empreendimento, bem como os programas ambientais relacionados a essa operação.
Confira a íntegra da Licença de Operação clicando aqui.
FPSO Marechal Duque de Caxias
A plataforma é do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) e tem capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A unidade, afretada junto à empresa MISC, faz parte do 3º sistema de produção definitivo do Campo de Mero. A Petrobras é operadora do campo unitizado de Mero, conduzido em consórcio, cujas participações são: Petrobras (38,6%), Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNOOC (9,65%), CNPC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), como representante da União na área não contratada.