PMIC participa da celebração dos 207 anos do Museu Nacional com atividades educativas e grande interação com o público

Atualizado em 30/06/2025

Postado em 30/06/2025

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

Em comemoração aos 207 anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, o Projeto de Monitoramento de Ilhas Costeiras (PMIC) reuniu uma programação diversificada, repleta de atividades científicas e lúdicas, com oficinas e práticas educativas para todos os públicos. O evento, realizado no início de junho, foi feito em parceria com o Projeto Museu Nacional Vive e foi uma oportunidade para o PMIC divulgar informações sobre sua atuação.

O PMIC expôs seus trabalhos de pesquisa científica realizadas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), apresentando ao público a biodiversidade dos costões rochosos de seis ilhas e ilhotas do litoral carioca. O estande do projeto atraiu muitos visitantes, especialmente crianças, que tiveram contato com espécies de aves marinhas empalhadas (atobá-marrom e fragata) e uma grande variedade de invertebrados.

Crédito: Elionai Kibritte_PMIC

As crianças ainda participaram de oficinas de pintura e, de forma lúdica, simularam o trabalho de campo do PMIC, medindo ovos com paquímetro e preenchendo fichas de aves. Um manequim com o equipamento de mergulho utilizado pela equipe de pesquisa também foi exibido, despertando a curiosidade dos visitantes.

Fotografias aéreas, terrestres e submarinas expostas no evento complementaram a experiência, levando o público a conhecer mais de perto o ecossistema das ilhas do MoNa Cagarras e o trabalho desenvolvido pelo PMIC nesta unidade de conservação federal.

Crédito: Ricardo Chaker

​​​​​A presença do PMIC no evento reforça a parceria da Petrobras com a comunidade científica, e contribui para despertar o cuidado e o interesse pelo meio ambiente nas crianças, bem como o fortalecimento da consciência ecológica na sociedade.

Saiba mais sobre o Projeto de Monitoramento das Ilhas Costeiras
Executado pelo Instituto Mar Adentro (IMA), o Projeto de Monitoramento das Ilhas Costeiras foi delineado para atendimento a condicionantes demandadas por Unidades de Conservação Federais, geridas pelo ICMBio, associadas ao processo de licenciamento ambiental da Etapa 3 do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Crédito da imagem de abertura: Carolline Pequeno_PMIC

--:--