Maior esforço de monitoramento do gênero na América Latina, o Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS) completa, em 2025, uma década revelando riquezas das águas brasileiras e dados fundamentais para a proteção das espécies e do meio ambiente.
Neste Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 junho, esta iniciativa e suas descobertas preciosas nos faz refletir sobre a importância da preservação do nosso Atlântico e sobre os impactos das atividades humanas nos ecossistemas marinhos em todo o mundo.
Responsáveis por gerar mais da metade do oxigênio que respiramos, os oceanos são fundamentais para o equilíbrio climático do planeta. Eles absorvem cerca de 25% das emissões globais de CO₂ e abrigam mais de 200 mil espécies conhecidas, e outras muitas, ainda nem sequer conhecidas e descritas pela Ciência.
Os cetáceos, o grupo de animais marinhos que inclui baleias, botos e golfinhos, estão entre os mais importantes para a preservação dos oceanos e para o equilíbrio ecológico marinho. Porque os cetáceos mantêm o equilíbrio da cadeia alimentar, indicam a saúde dos ecossistemas marinhos e contribuem para a regulação do clima ao armazenarem carbono em seus corpos, ou estimularem, com seus excrementos, o crescimento do fitoplâncton que, nesse processo, captura muitas toneladas de CO₂ e produz muito do oxigênio da atmosfera.
O PMC-BS consiste no monitoramento dos cetáceos em uma área que se estende de Cabo Frio/RJ a Florianópolis/SC, abrange desde águas costeiras até oceânicas, chega a uma distância de 350 km da costa e atinge mais de 2 mil metros de profundidade.
Os pesquisadores realizam a identificação de espécies, observação e registro de comportamentos, rotas migratórias, padrões de ocorrência espaço-temporais, fotoidentificação e bioacústica.
O Projeto não só vem coletando dados e informações importantes e valiosas em águas brasileiras, como promove a divulgação científica por meio de publicações e participações em eventos, gerando uma base de dados inédita que contribui para a ampliação do conhecimento sobre este importante grupo da fauna marinha.
Ao longo de 10 anos de atuação e mais de 234 mil quilômetros percorridos – equivalente a quase 6 voltas ao mundo, o PMC-BS já registrou 29 espécies de cetáceos na Bacia de Santos, cerca de 70% do total conhecido para o Brasil, incluindo a baleia-azul, maior animal que já existiu no planeta, a baleia-fin e a baleia-sei, todas ameaçadas de extinção. Foram contabilizados mais de 5.394 detecções visuais e 2.000 detecções acústicas de cetáceos.
Condicionante ambiental
O Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS) é desenvolvido para atendimento de condicionante ambiental definida pelo IBAMA no Licenciamento Ambiental das atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás natural da Petrobras na Bacia de Santos.
O objetivo principal do Projeto é conhecer a ecologia das baleias e dos golfinhos que ocorrem na Bacia de Santos, para avaliar possíveis impactos das atividades da Petrobras sobre esses cetáceos, por meio do monitoramento de longo prazo de suas populações nas áreas costeiras e oceânicas.
Modernos métodos e técnicas de monitoramento e análise
O PMC-BS é executado pela empresa catarinense Socioambiental Consultores Associados, com o monitoramento semestral e anual por meio de campanhas embarcadas e aéreas (sobrevoos).
Entre as tecnologias utilizadas para o monitoramento, estão os transmissores via satélite que “pegam carona” nas baleias e permitem monitorar os movimentos e o comportamento de mergulho dos animais, além de transmissores arquivais, que fazem medições detalhadas do movimento em três dimensões, incluindo os eixos lateral, longitudinal, vertical e gravação dos sons emitidos pelo animal.
Os dados coletados pelo Projeto estão disponíveis ao público e podem ser acessados a partir da página de “Comunicação Social Regional da Bacia de Santos”, no site http://www.comunicabaciadesantos.com.br.
Dia Mundial dos Oceanos
O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado em 8 de junho, data adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2018 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos oceanos para a vida no planeta.
Essa data busca destacar a necessidade de proteger os mares, com a promoção de ações contra a poluição, contra a pesca predatória e outros impactos causados pelas atividades humanas nos ecossistemas marinhos.