Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP-BS) realizaram, em parceria com instituições científicas e organizações não governamentais, ações de limpeza das praias do litoral brasileiro para comemorar o World Clean Up Day, celebrado no dia 21 de setembro. O PMP-BS é executado pela Petrobras em atendimento a condicionantes ambientais estabelecidas pelo IBAMA nos processos de licenciamento das atividades de Exploração & Produção offshore.
Em Ubatuba, no litoral norte de SP, as equipes de campo do PMP-BS do Instituto Argonauta participaram no dia 21/09 das atividades de limpeza na praia da Barra Seca contando com o apoio da família de velejadores Schurmann, que está iniciando uma nova volta ao mundo com o objetivo de alertar as pessoas para o problema dos lixos nos oceanos. Também estiveram presentes alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Idalina Graça e voluntários do bairro.
Além de Ubatuba, houve ações em mais duas cidades do litoral norte de São Paulo, em Caraguatatuba e São Sebastião, resultando em mais de 300 kg de lixo retirados das praias. Os resíduos coletados passaram por processos de triagem, pesagem e destinação adequada.
Ainda no litoral paulista, em Praia Grande ocorreu um mutirão para a limpeza do mangue no bairro Portinho e a limpeza da praia Canto do Forte, ambas em parceria com a Prefeitura. Também houve atividades em Ilha Comprida, na praia do Boqueirão Sul (foram retirados cerca de 100 kg de lixo em menos de duas horas), e em Santos, no bairro Ponta da Praia, em parceria com a Prefeitura (total de 375 kg de lixo recolhidos).
No Rio de Janeiro, monitores do PMP-BS participaram na praia do Leme da Campanha Ondas Limpas, organizada pela ONG Sea Shepherd. A ação consistiu na limpeza da praia e posterior separação, pesagem e destinação do resíduo para cooperativas de reciclagem locais que possam transformar o lixo em algo novo. Em Maricá, a ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Praia de Ponta Negra. Foi realizada uma exposição de peças anatômicas de animais marinhos com explicações sobre a fauna e as atividades desenvolvidas pelo PMP na região.
Em Santa Catarina, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias do Instituto Australis, junto com outras instituições e voluntários, recolheram lixo em três pontos: Itapirubá Norte, Itapirubá Sul e Lagoa do Timbé. No total participaram 52 voluntários e foram recolhidos 154kg de lixo, desde pneu de caminhão até bolinhas de plástico chamadas de pellets. Em São Francisco do Sul, a ação de limpeza de praia foi na Praia Grande, em parceria com a Eco Local.
"Esta é mais uma ação de extrema importância para os oceanos e para os seres vivos que usam este ambiente durante seu ciclo de vida. São nesses momentos que as pessoas se conscientizam e sensibilizam as outras, pois a quantidade e tipos de lixos são surpreendentes e preocupantes", alerta a bióloga Camila Morais, do Instituto Australis, responsável pela execução do Trecho 2 do PMP-BS Área SC/PR.
As atividades seguiram as recomendações das organizações de saúde para evitar aglomeração devido à Covid-19. Algumas, inclusive, foram realizadas com número restrito de pessoas ou apenas com integrantes das instituições participantes.
O World Clean Up Day é um evento que acontece, simultaneamente, em 157 países, onde milhões de voluntários se reúnem para limpar suas cidades, incluindo praças, praias e parques. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
Maior programa de monitoramento de praias do mundo, o PMP atua em mais de três mil km de praias do litoral brasileiro, em regiões onde a companhia opera. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs. O PMP da Bacia de Santos é o mais recente da companhia, iniciado em 2015 e está presente no Sul e no Sudeste, desde Laguna/SC até Saquarema/RJ.