A Petrobras participou, no dia 03 de maio, de Reunião Pública para discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente ao licenciamento ambiental da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-sal da Bacia de Santos – Etapa – 3. O encontro reuniu na cidade de Cananéia representantes da sociedade civil, como associação de pescadores, do governo, do IBAMA , que presidiu a mesa de discussões, e da Petrobras.
O gerente setorial de Meio Ambiente da UO-BS, Marcos Vinícius de Mello, representando a Petrobras, apresentou o histórico dos empreendimentos da companhia na Bacia de Santos e suas características operacionais e econômicas, abordando também, no caso específico do Projeto Etapa 3, 1 Teste de Longa Duração (TLD), os 9 Sistemas de Produção Antecipada, o Piloto de Curta Duração, 12 Desenvolvimentos de Produção e 1 Piloto de Longa Duração. Marcos Vinicius detalhou aspectos da operação, como arranjos submarinos, escoamento da produção, transporte de petróleo por navios, transporte de gás por gasodutos e medidas de controle e segurança.
Representando a empresa Mineral, responsável pela elaboração dos Estudos ambientais (EIA/RIMA), Ricardo Simonsen falou sobre a área delimitada para o estudo, os critérios utilizados e os diagnósticos dos meios físico, biótico e socioeconômico, descrevendo os impactos ambientais envolvidos nas atividades, dentre eles o de Aumento da arrecadação pública, em função do recebimento de royalties, que culminou com a inclusão do município de Cananéia como área de influência do TLD de Sagitário (um dos empreendimentos de curta duração que está no escopo do Projeto Etapa 3).
Em seguida, foi aberta a sessão de perguntas e respostas, com questionamentos acerca de projetos ambientais no município em decorrência da exploração e produção de petróleo e gás, compensações ambientais e desenvolvimento de projetos de monitoramento e mitigação de riscos de vazamentos de óleo no mar, royalties e impactos na atividade pesqueira na região, entre outros.
Estão previstas mais duas reuniões públicas, nos municípios de Ubatuba, no dia 23/08, a partir das 18 horas, e Ilhabela, no dia 25/08, a partir das 14 horas. Maiores informações serão divulgadas durante a mobilização dos eventos.
Clique aqui para acessar a Ata Sumária nº 05/2018, referente à reunião pública de Cananéia.