Periodicamente, a Petrobras promove encontros da Rede Comunidade, ação que integra o Programa de Comunicação Social Regional da Bacia de Santos (PCSR-BS), exigido no processo de licenciamento ambiental, conduzido pelo Ibama, para a execução das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Os encontros acontecem em cidades da área de abrangência da Bacia de Santos, entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, e têm por objetivo ampliar a participação e o diálogo com os públicos impactados pelas atividades da companhia.
Marcos Vinicius de Mello, gerente de Meio Ambiente da Petrobras, explicou sobre o plano de resposta a emergências durante o evento em Cananeia
A última reunião da agenda de 2019 da Rede Comunidade aconteceu em 14 de dezembro em Cananéia. O evento teve a participação de lideranças comunitárias, pescadores, representantes de organizações civis, poder público e comunidade acadêmica.
Durante os encontros da Rede Comunidade, são realizadas apresentações focadas em três temas principais:
- A atuação da Petrobras e as atividades da Bacia de Santos, seus impactos positivos e negativos, e as medidas mitigadoras e compensatórias;
- A estrutura da companhia para situações de emergência, incluindo os planos de resposta, estudos de vulnerabilidades, realização de simulados e os Centros de Defesa Ambiental (CDA), localizados em diversos pontos do país;
- O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP), uma condicionante desenvolvida desde 2008 na área de influência da Bacia de Santos.
O coordenador de Comunicação e Marcas da Petrobras, Daniel Pengo, apresentou informações sobre as atividades da empresa na Bacia de Santos
“A Rede Comunidade é uma ferramenta importante para promovermos debates com toda a sociedade acerca de temas relacionados à cadeia produtiva de petróleo e gás e seus impactos socioambientais”, destaca Daniel Pengo, coordenador de Comunicação e Marcas da Petrobras.
Durante os eventos, além de assistirem a apresentações, os participantes esclarecem dúvidas e fazem sugestões.
Em 2019, os encontros da Rede Comunidade reuniram cerca de 900 pessoas no total. Foram realizados eventos em 10 cidades: Ubatuba, Ilhabela, Angra dos Reis, Itajaí, Itaboraí, Niterói, Mongaguá, Santos, Iguape e Cananéia.