Entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024, a Petrobras realizou treinamento de contingência no Canal do Mar Pequeno, entre Iguape e Ilha Comprida, no litoral sul do estado de São Paulo. A ação é atividade integrante do Plano de Emergência a Vazamento de Óleo da Bacia de Santos (PEVO-BS) e Plano de Proteção à Fauna (PPAF-BS), coordenada pela Gerência de Contingência e Resposta à Emergência – Regionais São Paulo e Sul. O objetivo do treinamento de contingência foi gerir cenários críticos de vazamento de óleo com atendimento pelos Centros de Defesa Ambiental (CDA). O local escolhido para a operação é classificado como de alta complexidade por estar situado em área de Unidades de Conservação federal e estadual, geridas pelo ICMBio e Fundação Florestal de São Paulo.
Na ocasião foram aplicadas técnicas para proteção de áreas sensíveis, contenção e recolhimento em águas abrigadas, limpeza de praia e afugentamento de fauna, considerando operações de contenção e recolhimento de óleo em formações “U” e "J", deflexões em cascata com recolhimento, utilização de protótipo para coleta de óleo intemperizado (redes de pesca acopladas a uma barreira de contenção) e de organização de frentes de limpeza de praia, além de treinamento para instalação e utilização de equipamentos para afugentamento de fauna (sem acionamento).
O treinamento foi direcionado para a equipe interna, totalizando aproximadamente 50 profissionais dos CDAs da Regional Sul e São Paulo (CDA SUL, CDA SP, BAV SANTOS e BAV IMBÉ), além de observadores das equipes das Unidades de Conservação responsáveis pelas APAs e ARIE da região e equipe de empresa especializada em afugentamento de fauna e resgate de fauna oleada.