Você está em: Comunicação Bacia de Santos

Programa de Capacitação de pescadores realiza curso

Atualizado em 20/08/2024

Postado em 20/08/2024

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

O Programa de Capacitação de pescadores artesanais e familiares dos municípios do litoral do Estado de São Paulo realizou, em junho e julho de 2024, o curso 3, que teve um total de 70 participantes. Realizado nos litorais norte, centro e sul de SP, o tema foi "negócios sustentáveis, regenerativos e economia circular na pesca artesanal". O Programa é Condicionante 1 da Fundação Florestal, referente ao Licenciamento da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos - Etapa 3.




O objetivo do Programa é realizar cursos específicos, determinados previamente e de acordo com as demandas locais, com os membros das comunidades de pescadores artesanais que atuam no território das Áreas de Proteção Ambientais Marinhas (APAMs) do Estado de São Paulo, geridas pela Fundação Florestal. Assim, o intuito é fomentar a geração de fontes de renda compatíveis e estimular a continuidade de atividades que já são desenvolvidas e valorizam sua cultura, bem como sua permanência em seus territórios de origem.
“Os cursos têm se desenvolvido de forma bastante positiva, já passaram por eles mais de 450 participantes e cada vez mais as pessoas que fizeram o curso anterior se inscrevem no curso seguinte, demonstrando um vínculo com o tema e com os esforços que estamos realizando. O propósito geral dos cursos é o estímulo ao emprego e renda, ajudando a criar condições para a permanência das pessoas no território. No geral, as avaliações mostram que os participantes estão muito satisfeitos”, destaca o Professor Dr. Hélio Janny Teixeira (FEA/USP), Coordenador Geral do Programa de Capacitação para as Pescadoras, Pescadores Artesanais e seus familiares do Litoral Paulista – FIA.
“Esse último curso realizado, o terceiro, tratou sobre a questão da sustentabilidade, economia circular e regenerativa. É um tema muito importante, pois aborda uma questão muito relevante, que é como combinar a produtividade pesqueira com a sustentabilidade, ainda mais para esse público que pesca nas três APAs do litoral paulista (norte, centro e sul). O curso incorporou uma atividade prática para aproveitamento de materiais que muitas vezes são jogados fora, como escama de peixe e outros elementos que são úteis para fazer acessórios, bijuterias ou souvenirs que podem ser vendidos complementarmente. Além disso falou de alimentação, como melhorar, em alguns casos, a técnica de cozimento e de preparação do pescado”, explica o Professor Hélio, que se mostrou satisfeito com a interação, empatia e respeito entre o grupo. “Isso facilita muito o aprendizado, que é sempre conjunto. Nós, da universidade, que preparamos o curso, planejamos e aprendemos com as pescadoras e pescadores, e eles aprendem com a gente”.


 

O público dos cursos é formado por pescadores artesanais e/ou membros das comunidades tradicionais de pesca artesanal que atuam nos territórios dos municípios onde estão inseridas as APAMs do litoral Paulista.
Estão englobadas as seguintes áreas de abrangência: Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba
Anteriormente, já foram realizados dois cursos em 2023 e 2024: “Inovando e gerando mais renda na pesca artesanal” e “Como empreender na pesca artesanal”.
Está previsto no final de 2024 mais um curso, “Manuseio de Sonar e GPS”, no qual serão ofertadas 130 vagas, distribuídas entre as turmas do litoral norte, centro e sul. Até 2027, ainda acontecerão mais cursos com diversos temas. 


 

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco