No dia 18 de dezembro, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, o aparecimento de um lobo-marinho macho adulto da espécie Arctocephalus gazella, conhecida popularmente como lobo-marinho-antártico.
O PMP-BS acompanhou o roteiro feito pelo animal nos dias posteriores. Em 22 de dezembro, foi visto novamente nas praias de São Francisco, em Niterói, e Itaipuaçu, em Maricá. No dia 23, reapareceu na praia da Figueira, em Arraial do Cabo.
Os registros foram feitos pela equipe de monitoramento coordenada pela Econservation Estudos e Projetos Ambientais, instituição que executa o projeto no Rio de Janeiro. Com o apoio de biólogos e médicos-veterinários, foi constatado que o animal apresentava comportamento normal, sem lesões aparentes.
Saiba mais sobre o PMP-BS
Exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos abrange trecho da costa desde Laguna/SC até a Praia da Vila em Saquarema/RJ.
A comunidade pode acionar as equipes do PMP-BS caso aviste algum animal marinho encalhado na praia pelos telefones:
Área SC/PR e Área SP – 0800 642-3341
Área RJ – 0800 999-5151