A 4ª Reunião de Análise Crítica (RAC) do Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina da Bacia de Santos (PMPAS-BS) foi realizada no dia 8 de novembro de 2023, em formato híbrido, com participantes presenciais, no Rio de Janeiro, ou por videoconferência. Conforme previsto no Projeto Executivo do projeto, o encontro teve como objetivos principais: 1) o estabelecimento de um espaço para a discussão técnica; 2) e a formalização de solicitações de mudanças e adequações do projeto.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Petrobras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto de Pesquisa da Marinha do Brasil (IPqM), bem como das empresas OceanPact e Socioambiental. As apresentações trataram sobre o andamento do projeto e sua integração com o Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos (PMC-BS), os resultados do 7º Relatório Técnico Anual (protocolado no IBAMA em agosto deste ano), considerando tanto os dados medidos quanto os dados resultantes da modelagem acústica, além das novas tecnologias que poderão ser utilizadas no futuro para o monitoramento acústico.
O PMPAS-BS foi elaborado e é executado para atender a demandas dos Processos de Licenciamento Ambiental da Petrobras na Bacia de Santos, conduzidos pelo IBAMA. O projeto tem como objetivo caracterizar a paisagem acústica submarina da Bacia de Santos, monitorar o nível de ruído submarino na região do pré-sal da Bacia de Santos e nas rotas de navegação preferenciais, que servem à região. Dessa forma, o PMPAS-BS subsidiará análises de risco à biodiversidade e estudos de avaliação de impactos sobre a biota marinha. Mais informações podem ser obtidas aqui.