O documentário “POVOS - territórios, identidade e tradição”, produzido pelo Projeto Povos, foi selecionado para exibição no 10º Festival Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, organizado pelo Arquivo Nacional.
O Projeto Povos é realizado desde 2019 pela Petrobras como medida de mitigação exigida pelo Ibama para o licenciamento ambiental federal no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos.
O Festival ajudará a dar maior visibilidade ao Projeto e a seus protagonistas: caiçaras, quilombolas e indígenas que compartilham o território em Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. São três grupos tradicionais localizados entre as maiores metrópoles do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, e que sofreram os impactos de grandes empreendimentos, em especial a partir da década de 1970, com a construção da estrada Rio-Santos.
O Projeto trabalha com a metodologia da auto cartografia, colocando os povos tradicionais no mapa do licenciamento ambiental e gerando dados valiosos para outros processos, como a promoção de políticas públicas.
“Os mapas são representações de poder. Se você olhar os mapas, não vai encontrar onde estão os povos tradicionais”, lembra, no documentário, Edmundo Gallo – Pesquisador do Instituto Fiocruz.
“A cartografia realizada pelo Projeto Povos ajudará a visibilizar essas comunidades para que garantam sua cultura e seu modo de vida”, destaca, também no vídeo, Vagner do Nascimento, coordenador do Fórum de Comunidades Tradicionais.
Para Fernando Gonçalves de Almeida, gerente da área de SMS/Gestão Ambiental E&P Águas Ultra Profundas, Libra e Búzios, o Projeto Povos traz importantes contribuições às comunidades e também à Petrobras. “O conhecimento gerado ajudará a aprimorarmos, cada vez mais, o processo de avaliação de impactos socioeconômicos no desenvolvimento dos empreendimentos da companhia, desde sua concepção à desativação.”
Assista ao documentário
Em 33 minutos, o documentário aborda a importância do Projeto Povos e traz depoimentos de indígenas, quilombolas e caiçaras, que falam sobre sua relação com o meio ambiente, o uso sustentável e respeitoso do território e as lutas de preservação frente aos empreendimentos na região.
O vídeo está disponível no Youtube, no canal do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Serra da Bocaina (OTSS).
Saiba mais sobre o Festival Arquivo em Cartaz
O 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo acontece de 29 de janeiro a 30 de junho de 2025. O tema desta edição é "Memórias da Terra em Filmes de Arquivo", assunto que permeia questões da atualidade e de abrangência mundial, como mudanças climáticas e os impactos humanos ao meio ambiente.
O Festival conta com 10 exibições presenciais e debates nas 5 regiões do Brasil, além da exibição dos filmes em canais da Rede EBC e na Mostra Acervos, em plataforma streaming do Festival.