Você está em: Comunicação Bacia de Santos

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "RENDAS DO PETRÓLEO" PROMOVE RODAS DE DIÁLOGOS NOS NOVE MUNICÍPIOS EM QUE ATUA

Atualizado em 23/08/2023

Postado em 09/11/2022

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

Após a realização dos EmTendas (eventos de apresentação do projeto) nos municípios de atuação do PEA Rendas do Petróleo, as pessoas cadastradas que demonstraram interesse em participar do Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo foram convidadas para a próxima etapa do projeto. Trata-se de um momento de formação ampliada, durante o qual estão sendo realizadas rodas de diálogos e oficinas, abordando temas como a produção de petróleo e seus impactos, distribuição e uso das rendas petrolíferas, políticas públicas, formas de participação popular e controle social. As rodas de diálogos têm sido uma oportunidade para o projeto conhecer a realidade de cada grupo social mobilizado nos municípios de atuação a partir do olhar dos próprios participantes e para proporcionar uma aproximação afetiva entre os educadores e público.

Para cada roda de diálogo, as equipes de educadores municipais têm cuidadosamente elaborado uma ação que estimule a participação do público, criando um ambiente de conforto e estímulo ao diálogo horizontal. As ações abordam principalmente os impactos da produção de petróleo, que em geral são indiretos e nem sempre claramente conectados à cadeia de óleo e gás, e como o controle social pode contribuir para a transparência do uso e distribuição das rendas petrolíferas (royalties e participações especiais). Esse também é o momento de a equipe do projeto entender como esses temas tocam os participantes, para planejar e construir de forma mais eficiente e personalizada as oficinas formativas, que ocorrerão logo após as rodas de diálogo.

Educação Ambiental e orçamento público

O Projeto Rendas do Petróleo – Tecendo a Participação Popular tem por objetivo apoiar públicos diversificados, sobretudo jovens, no acompanhamento, na divulgação e na discussão pública em torno da distribuição e da aplicação das rendas petrolíferas pelo poder público municipal. Em resumo, o projeto pretende estimular cidadãos de cada município onde atua a assumir o controle social sobre a aplicação dos royalties e outras participações derivadas das atividades produtivas de óleo e gás.

As rodas de diálogo estão programadas para ocorrer até o fim desse ano nos nove municípios de abrangência do PEA Rendas do Petróleo: Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Caraguatatuba e Ilhabela, no estado de São Paulo; e Paraty, Guapimirim, Maricá e Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Sedes do PEA Rendas do Petróleo

Nos meses de setembro e outubro, o PEA Rendas também atingiu um marco importante: o início das atividades nas sedes do agrupamento sul (Iguape, Cananéia e Ilha Comprida) e do agrupamento centro (Caraguatatuba, Ilhabela e Paraty). E no mês de novembro está previsto o início do trabalho nas sedes do agrupamento norte, composto pelas cidades fluminenses de Niterói, Guapimirim e Maricá.

O objetivo das sedes, além de abrigar as equipes de educadores municipais, é proporcionar um ambiente de troca de saberes e conhecimentos com as pessoas que se interessam em saber mais sobre as rendas petrolíferas e como praticar o controle social da aplicação desse importante recurso nos nove municípios onde o PEA Rendas agora está definitivamente presente.

Ficou interessado(a) no projeto? Gostaria de participar? Entre em contato com a equipe da sua localidade. Para saber nossos contatos ou onde estão localizadas as sedes e como chegar, acesse nosso site https://pearendas.com.br.

A realização do PEA Rendas é uma medida de mitigação exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama. A Fase atual do projeto é executada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

Texto: FIA.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco