Cond. 4 - Avaliação Ecológica Rápida - AER


A Avaliação Ecológica Rápida (AER) das Áreas de Proteção Ambiental Marinha dos Litorais Norte, Centro e Sul do Estado de São Paulo (AER) foi realizada pela empresa Guara Vermelho Ambiental, entre 2022 e 2023, para atendimento à condicionante 4 da Autorização para Licenciamento Ambiental (ALA) nº 011/2018 emitida pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal), no âmbito do processo de licenciamento do Etapa 3 da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

O estudo dos ambientes costeiros e suas comunidades biológicas, pode abordar diferentes aspectos, como por exemplo, suas características ecológicas, como abundância, riqueza de espécies, índices de biodiversidade, diagnósticos de qualidade ambiental, avaliação e monitoramento, impactos, entre outros.  

A abordagem da Avaliação Ecológica Rápida (AER) reflete um instrumento eficaz para levantamento de dados, geração de informação e suporte à tomada de decisão para planejamento, gestão e conservação de sítios específicos, como uma Unidade de Conservação, a partir da caracterização e da descrição da biodiversidade existente em uma determinada área, avaliada pelos procedimentos de uma AER. 

A principal característica da AER se relaciona ao caráter de levantamento rápido e flexível, por meio da utilização de sensos e imagens obtidas em campo, coletas de dados primários e pré-existentes (dados secundários). A integração destes dados possibilita a geração de informações úteis para o planejamento da conservação em múltiplas escalas, sendo um instrumento importante para a gestão de Unidades de Conservação. 

O objetivo geral desse estudo foi a realização de Avaliações Ecológicas Rápidas (AERs) em seis ilhas do Litoral Norte ao Sul de São Paulo. São elas: 

Ilha das Couves; 

Ilha do Mar Virado; 

Ilha Anchieta; 

Ilha do Abrigo/Guararitama (Guaraú e Pedra Grande); 

Ilha Bom Abrigo; 

Ilha Figueira do Sul. 

Os objetivos específicos do estudo foram definidos como: 

Avaliação de Impactos Potenciais no meio físico e biológico decorrentes de  

derramamento de óleo; 

Definição da importância ecológica; 

Definição de Proposta de Zoneamento e Indicações de Manejo. 

Para conhecer mais sobre a Avaliação Ecológica Rápida realizada nessas unidades, clique aqui e acesse o Relatório Final.