Você está em: Comunicação Bacia de Santos

PESQUISAS SÍSMICAS MARÍTIMAS

A atividade de levantamento sísmico constitui-se do uso de equipamentos e análises para que possam ser obtidas informações sobre reservatórios de petróleo e gás natural.

É como se fosse uma “ultrassonografia”, visando encontrar e/ou monitorar estruturas com potencial para armazenar óleo e gás.

Para realização das atividades de Pesquisa Sísmica são utilizadas fontes sísmicas, equipamentos conhecidos como canhões de ar (airguns), que emitem ondas sonoras, as quais penetram o subsolo marinho, são refletidas e captadas por receptores.

Os receptores podem ser posicionados próximos à superfície da água, presos por cabos e rebocados pelos navios sísmicos. Esta tecnologia é chamada de streamer ou com cabos (Figura 1).


​​​​Figura 1 – Representação esquemática da sísmica de cabos flutuantes (streamers)

É possível também posicionar os receptores no fundo marinho durante a aquisição dos dados sísmicos, através das tecnologias Nodes de Fundo Oceânico - Ocean Bottom Nodes – OBN (Figura 2) e Monitoramento Permanente de Reservatório – Permanent Reservoir Monitoring - PRM) (Figura 3).


Figura 2 - Representação esquemática da sísmica Nodes de Fundo Oceânico - Ocean Bottom Nodes – OBN.


​​​​​​
Figura 3 - Representação esquemática da sísmica Monitoramento Permanente de Reservatório – Permanent Reservoir Monitoring - PRM

Os sinais captados pelos receptores são processados em computadores, resultando em imagens representativas das estruturas existentes na subsuperfície da Terra.

Após análise das imagens por profissionais especializados, é possível verificar se as rochas têm possibilidade de conter reservatórios de petróleo e gás natural.

A pesquisa sísmica pode ser utilizada em diversas etapas da atividade de petróleo e gás, seja para encontrar novas reservas, seja para avaliar a evolução dos reservatórios que já estão em produção.

Por se tratar de um levantamento de dados, a sísmica é uma atividade de curta duração e não ocorre de forma continuada. Para que seja realizada, é necessária autorização do órgão ambiental responsável; no caso de atividades marítimas, do Ibama.​​​​
 
As últimas aquisições sísmicas da Petrobras na Bacia de Santos foram: Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Búzios, entre final de 2018 e final de 2019, Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Sapinhoá, entre junho e outubro de 2021, Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Itapu, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes nos Campos de Tupi e Iracema, entre dezembro de 2021 e abril de 2023, Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Aram, entre março e julho de 2023, Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes Iara, entre maio e dezembro de 2023 e Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Sapinhoá – Fase Monitora, entre agosto de 2023 e janeiro de 2024 e Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Sépia, entre janeiro de junho de 2024.  Estas atividades, com exceção da aquisição no Campo de Búzios, fazem parte do Cluster BS (Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes e PRM na Bacia de Santos – Cluster).

O Cluster BS compreende diversas áreas de aquisição sísmica, a serem realizadas ao longo de cinco anos, todas em águas profundas e com características semelhantes. Está previsto o início da Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Búzios em julho de 2024.

No quadro a seguir apresenta-se o cronograma realizado e previsto para as atividades do Cluster BS.

CRONOGRAMA E ÁREAS PREVISTAS

​​​​Os cronogramas são ajustados de acordo com o desenvolvimento do projeto.

Atividade no Campo de Sapinhoá

A Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Sapinhoá, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 266 quilômetros do município de Ilhabela e à profundidade mínima 2.000 metros, foi realizada entre 16 de junho e 26 de outubro de 2021, pela empresa Seabed Geosolutions do Brasil Explorações e Serviços LTDA. ​​​​​A sua fase monitora ocorreu entre 6 de agosto de 2023 e 11 de janeiro de 2024, tendo sido realizada pela empresa Pxgeo do Brasil LTDA.



Para garantir uma navegação segura no mar, mantenha a distância mínima de 5 milhas náuticas ao redor dos navios.  Em caso de incidentes envolvendo danos a embarcações de pesca ou petrechos, dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato com a Petrobras pelo telefone 0800-728-9001, WhatsApp (21) 96940-2116 ou acesse site www.petrobras.com.br - Fale Conosco; LINHA VERDE (IBAMA) - 0800-61-8080 ou IBAMA/COEXP pelo telefone (21) 3077-4263. 

Para conhecer melhor esta atividade, clique nos links abaixo:
  Atividade nos Campos Tupi e Iracema

A Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes nos Campos Tupi e Iracema, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 215 quilômetros do município do Rio de Janeiro e a mais de 2.250 metros de profundidade, foi realizada entre 19 de dezembro de 2021 e 29 de abril de 2023, pela empresa contratada Shearwater Geoservices do Brasil.


Para conhecer melhor esta atividade, clique nos links abaixo: Atividade no Campo de Itapu Nodes

A Petrobras realizou entre 28 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023, a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Itapu, Bacia de Santos, com distância superior a 174 quilômetros da costa e a mais de 1.600 metros de profundidade. Esta aquisição sísmica foi realizada pela PXGeo do Brasil LTDA.



Para conhecer melhor esta atividade click no link abaixo:
  Atividade no Campo de Aram

A Petrobras realizou entre março e julho de 2023 a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campos Aram, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 167 quilômetros da costa e a mais de 1.200 metros de profundidade. Essa aquisição de dados foi realizada pela PXGeo do Brasil LTDA. 



Para conhecer melhor esta atividade click no link abaixo:
 
Atividade de Pesquisa Sísmica na Área de Iara

A Petrobras realizou entre maio e dezembro de 2023 a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes Iara, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 177,3 quilômetros da costa e a mais de 1.900 metros de profundidade. Essa aquisição de dados foi realizada pela Shearwater Geoservices do Brasil Ltda.



Para conhecer melhor esta atividade clique nos links abaixos:   
Atividade no Campo de Sépia
A PETROBRAS realizou entre 29 de janeiro e 14 de  junho de 2024 a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Campo de Sépia, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 228 quilômetros da costa e a mais de 2.000 metros de profundidade. Essa aquisição de dados foi realizada pela PXGeo do Brasil LTDA. 
​​​​​​​

​​​​​​​


Petrobras iniciará Atividade de Pesquisa Sísmica no Campo de Búzios
A Petrobras informa que está previsto para julho de 2024 o início da Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Búzios, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 150 quilômetros da costa e a mais de 1.600 metros de profundidade. Corresponde a uma das áreas, que compõem a Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes e PRM na Bacia de Santos – Cluster, da Petrobras, sendo todas em águas profundas. Essa aquisição de dados será realizada pela PXGeo do Brasil LTDA.
Para garantir uma navegação segura no mar, mantenha a distância mínima de 5 milhas náuticas ao redor dos navios. Em caso de incidentes envolvendo danos a embarcações de pesca ou petrechos, dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato com a PETROBRAS pelo telefone 0800-728-9001, WhatsApp (21) 96940-2116 ou acesse site www.petrobras.com.br - Fale Conosco; LINHA VERDE (IBAMA) - 0800-61-8080 ou IBAMA/COEXP pelo telefone (21) 3077-4263.
Para conhecer melhor esta atividade clique nos links abaixo:

Para conhecer melhor esta atividade clique nos links abaixo:

Folder

Cartaz

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco